
Trinta séculos após a invenção do ábaco, máquina chinesa que fazia contas, Blaise Pascal constrói a primeira calculadora analógica que seria a tataravó dos computadores eletrônicos, à partir daí a maquina que calcula acompanha passo a passo a evolução da sociedade industrial.
A primeira, como todas as outras inovações, veio por conta de necessidades, necessidade essa de processar dados complexos da economia e da ciência.
Entre outros, Charles Babbage dedicou-se a criar maquinas que realizavam cálculos financeiros, mas elas nunca saíram de papel. Em meados do século vinte herman hollerith criou um sistema que usava cartão perfurado que contabilizava tabelas de dados.
Durante a segunda guerra mundial surgiu a necessidade de calcular trajetória de bombas, decifrar mensagens secretas, entre outras. Com isso surgiu o eniac, máquina enorme que trabalhava com milhares de válvulas. No final da guerra os computadores continuavam enormes, apesar de toda inovação tecnológica algumas maquinas chegavam a ocupar prédios inteiros, porém à partir dos anos cinquenta, após a invenção dos transistores e circuitos integrados a computação começou a se miniaturizar. Com a corrida espacial (na guerra fria) surgiu novamente mais uma necessidade, produzir computadores pequenos e mais poderosos para caber dentro das capsulas das naves espaciais.Nos anos sessenta, Gordon Moore fez uma previsão profética, segundo ele até o final do século vinte a velocidade dos computadores iria duplicar em cada dezoito meses.
Nos anos setenta, a máquina de calcular cumpriu mais um ciclo em sua vida com o advento da AI (inteligência artificial).
Substituiu as maquinas de escritório como previu Bill Gates e tornou-se o principal meio de entretenimento como disse Steve Jobs. os computadores passaram a ocupar um espaço central na vida das pessoas.
Se há alguns anos o computador ocupava um prédio inteiro, hoje ele cabe dentro de uma chave. A computação está em toda parte : na sua casa, na geladeira, na TV, na câmera fotográfica, na medicina, na educação, na engenharia...
Da transmissão via satélite a escavação do solo a computação está presente. Segundo Norman do MIT a TI que já se miniaturizou ao longo dos séculos terá que continuar seguindo o mesmo caminho e se tornar tão pequeno que um dia se tornará invisível.
Histórico em fotos:









